sexta-feira, 25 de março de 2011

Pessoas

Eu observo pessoas, não tenho uma explicação plausível para isso, a não ser é claro o fato de também ser um 'humano'.
Não sou estudante de psicologia, o que de certa forma me daria embasamento para isso, embora eu suspeite que ninguém goste de ser analisado.
Fico apenas observando, o mais discreto possível os gestos, sorrisos, atitudes e claro o ambiente que isso acontece, a interação com os outros indivíduos e mesmo sozinhos.
É imprescindível para isso, que a ou as pessoas não saibam disso, ou automaticamente elas mudam o comportamento e tudo o que foi observado até o momento é descartado.
Olhando as pessoas reconheço algumas atitudes minhas nos outros, e talvez eu faça isso para compreender-me melhor.
De certa forma isso me ajuda a encarar as mais diversas situações com mais tranquilidade, com frieza, porém em outras situações faz com que eu reflita em silêncio, pois se falasse algo a minha voz seria embargada e um misto de raiva, dor e desesperança seria expresso com tanta verdade e com uma ponta de vergonha que não causaria espanto ao interlocutor as lágrimas no meu rosto.
É bom ver que as pessoas são um pouco mais forte que a aparente fragilidade que demonstram, sim, alguns vão sucumbir, mas mesmo assim terão coragem para achar uma saída, pode não ser a sonhada, mas ainda assim uma saída, uma escolha.
Eu vejo pessoas sorrindo, felizes, que tal olhar um pouco mais de perto? É um clichê mas faz sentido, nem tudo o que parece é, o sorriso é para não preocupar, não magoar, quem você quer proteger, as vezes você sorri apenas para tranquilizar os demais, fingir que está tudo bem.
Observando, eu aprendi também a 'observar' quando estou sendo observado, e sim, as pessoas perdem a naturalidade quando percebem, meu caso nesse momento.
24/03/11 Dentro do ônibus em algum lugar da Serra Gaúcha.
MORAES, luiz carlos

Nenhum comentário: